terça-feira, 29 de novembro de 2011

Ministério da Educação corta vagas de 22 cursos da área de saúde em Minas por qualidade insatisfatória

O corte foi de 3.968 vagas em 148 cursos de enfermagem, odontologia e farmácia em todo o país
O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta terça (29) o corte de mais 3.968 vagas em 148 cursos de enfermagem, odontologia e farmácia que obtiveram resultado insatisfatório em avaliações da pasta. Desses, 22 cursos estão em Minas.
Essas graduações ficaram com nota 1 ou 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2010, indicador que afere a qualidade da oferta do ensino em uma escala que vai de 0 a 5. As medidas foram publicadas no Diário Oficial da União desta terça. O corte faz parte do processo de supervisão pelo qual passarão esses cursos em função dos resultados considerados insuficientes. A maior redução foi na área de enfermagem: menos 2.572 vagas. Vinte cursos de odontologia foram afetados totalizando uma redução de 307 vagas. Em farmácia, as medidas atingem 40 graduações e reduzem 1.107 vagas. O percentual de vagas suspensas variou de 20% a 65% da oferta original dependendo da nota alcançada pelo curso.
No caso de graduações que já tinham conceito insatisfatório em 2007 e repetiram o mau desempenho em 2010 foi determinada uma redução adicional de 30%, segundo o MEC. O ministério pretende suspender até o fim do ano 50 mil vagas em graduações na área da saúde, ciências contábeis e administração que tiveram resultado insatisfatório nas avaliações de 2009 ou 2010. Na avaliação do ano passado, 594 dos 4.143 cursos avaliados tiveram CPC 1 ou 2. A nota 3 é considera satisfatória e os CPCs 4 e 5 indicam que o curso é de boa qualidade. As instituições de ensino terão o prazo de um ano para cumprir um termo de saneamento de deficiências e melhorar a qualidade da oferta. Após esse período, o MEC faz uma nova avaliação para verificar o cumprimento das exigências. Os cursos sob supervisão que estejam com pedidos de recredenciamento em tramitação no ministério terão os processos suspensos enquanto durar a medida cautelar.
Veja quais cursos em Minas onde haverá redução de vagas:
Odontologia
Centro Universitário do Triângulo (Unitri) - menos 43 vagas
Universidade José do Rosário Vellano - Varginha (Unifenas) - menos 5 vagas

Enfermagem
Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix - menos 103 vagas
Centro Universitário de Caratinga - Nanuque (Unec) - menos 20 vagas
Centro Universitário de Caratinga - Caratinga (Unec) - menos 12 vagas
Universidade Presidente Antônio Carlos - Barbacena (Unipac) - menos 12 vagas
Universidade Vale do Rio Verde - Betim (Unincor) - menos 61 vagas
Universidade Presidente Antônio Carlos - Araguari (Unipac) - menos 6 vagas
Faculdades Unificadas Doctum de Teófilo Otoni - Fac Doctum - menos 3 vagas
Faculdade Ciências da Vida - FCV - menos 16 vagas
Faculdade Cidade de Patos de Minas - FPM - menos 3 vagas
Faculdade de Talentos Humanos - Facthus - menos 10 vagas
Faculdade de Saúde e Desenvolvimento Humano Santo Agostinho - menos 23 vagas***
Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberlândia - menos 15 vagas
Farmácia
Centro Universitário do Triângulo (Unitri) - menos 33 vagas
Universidade Presidente Antônio Carlos - Barbacena - menos 4 vagas
Centro Universitário de Itajubá (Universitas) - menos 8 vagas
Faculdades Integradas Pitágoras - FIP-MOC - menos 8 vagas***
Faculdade de Saúde e Desenvolvimento Humano Santo Agostinho - menos 9 vagas***
Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberlândia - menos 4 vagas
Faculdade de Saúde Ibituruna - Fasi - menos 32 vagas***
Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte - menos 17 vagas.
***Montes Claros
Jornal O Tempo

Tadeu perderia as eleições feio se elas fossem hoje

Tadeu, no desespero, tenta fazer caixa e votos para as proximas eleições.

ANÁLISE
População revela insatisfação
Há uma baixa aprovação da atual administração. Dentre as lideranças mais admiradas do município, o atual prefeito está aquém dos seus prováveis concorrentes nas eleições municipais de 2012. Outro fato revelador da insatisfação dos entrevistados é a grande demanda por melhorias nas áreas de saúde, segurança pública e asfaltamento de ruas.

Antônio de Pádua
Diretor do CP2
Jornal O Tempo.
Veja porque: 

Chuva causa alagamentos em Montes Claros

Uma equipe do Corpo de Bombeiros orientou os moradores atingidos e fez vistoria nas casas
Os moradores de Montes Claros, na Região Norte de Minas, contabilizam os prejuízos causados pela chuva neste fim de semana. Vários bairros da cidade ficaram inundados. Ninguém ficou ferido.
Nesta manhã, um equipe do Corpo de Bombeiros da cidade ajudou famílias do Bairro Independência, a retirar água de suas residências. No local, os militares verificaram que várias casas não possuíam um sistema de escoamento de água, o que contribuiu para o acumulo. Foi feito vistorias nas estruturas, mas nenhum local corria risco de desabar. Os moradores foram orientados acerca de procedimentos a serem adotados neste período chuvoso.
Chuva deve continuar
Segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, do Minas Tempo, a chuva deve continuar no estado até na semana que vem. Na quinta-feira uma nova frente fria vai chegar no Estado, o que vai prolongar este período chuvoso.
A grande quantidade de chuva que caiu neste fim de semana, fez a Cemig emitir um alerta nesta segunda-feira, a cidades próximas ao Rio das Velhas. Segundo a empresa, o aumento do volume que chega ao reservatório da vazão do rio é menor que o volume que está chegando.

Traído, americano se vinga tatuando monte de bosta nas costas da namorada

Tatuador teria dopado a namorada com vinho e tequila para que ela assinasse um termo legal autorizando a tatuagem
O tatuador americano Ryan Fitzgerald revoltou-se com a traição da namorada e resolveu se vingar com uma tatuagem inusitada: desenhou uma pilha de fezes nas costas da moça, com moscas em volta.
O pedido inicial da vítima era um desenho do leão da série Crônicas de Nárnia. A namorada, Rossie Brovent, não sabia que Ryan havia descoberto a traição. O chifrudo ofereceu vinho e tequila para a moça, dizendo que ela deveria relaxar durante a sessão. Ela assinou também um termo legal, liberando o tatuador para desenhar a figura que quisesse.