quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Ações contra prefeito de Catuti poderão ser votadas em conjunto.



Amanhã, quinta feira(5), deve ocorrer julgamento em Belo Horizonte dos processos da Justiça Eleitoral contra o prefeito de Catuti e candidato a reeleição Hélio Pinheiro da Cruz Junior, que teve cinco ações desfavoráveis pela 226ª Zona Eleitoral de Porteirinha, acusado de pratica propaganda extemporânea e abuso de poder econômico. Ele foi multado em duas sentenças e em três outras foi sentenciado a cassação de registro de candidatura e inegibilidade por oito anos. Advogados do réu requereram o julgamento em conjunto de todos os processos.
Os relatores recomendaram a transformação em multa dos dois primeiros processos e sugeriu manter a sentença de cassação no último processo, numero 644-55.2012.6.13.0226, onde o prefeito/candidato e sua vice na chapa, Dedi Barbosa Batista, são acusados pela coligação ¨Povo Forte¨ de na véspera da data limite para realização de convenções partidárias e, após ter sido Hélio Pinheiro escolhido para reeleição, promover carreata pela cidade mostrando uma retroescavadeira e um ônibus escolar que  foram doados ao município pelos governos estadual e federal e que estavam sendo guardados escondidos até a data. O candidato e sua vice, seguidos pelos correligionários  desfilaram em carro aberto acenando aos eleitores. A carreata foi filmada pela oposição.
Se os juízes seguirem os relatores as multas dos dois processos serão de 10 mil reais ou mais para cada um a serem pagas individualmente pelo candidato e sua vice. Quanto a confirmação da cassação o candidato deverá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral.
Segundo a presidente do tribunal, ministra Cármen Lúcia, em resolução do TSE, nenhum candidato com registro indeferido pode ser diplomado, mesmo que exista recurso. Caso isso ocorra e o candidato a prefeito mais votado não tiver a maioria absoluta dos votos válidos, o segundo colocado na eleição tomará posse. Essa situação vai perdurar até o julgamento final do registro do primeiro colocado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário